sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fascismo de esquerda

É histórica a identidade da plataforma política da esquerda com a plataforma fascista. Apesar de os esquerdistas adorarem acusar a direita de fascista, as semelhanças entre as idéias socialistas e nazistas são impressionantes. Porém, tais semelhanças não são obra do acaso. O que ocorre que é uma identidade ideológica mesmo, havendo, talvez, uma pequena diferença metodológica. A esquerda mundial teve momentos de affair com os movimentos fascistas e momentos de ódio também. Porém, isso não apaga o que há de semelhante entre eles. Com base nas idéias propagadas por ícones da esquerda norte-americana, o articulista Jonah Goldberg escreveu um ótimo livro chamado "Liberal Fascism", traduzido, para melhor entendimento no Brasil, de "Fascismo de Esquerda". O livro é recheado de exemplos de idéias e atitudes dos liberals americanos que coincidem plenamente com os ideais e ações do fascismo alemão e italiano de Hitler e Mussolini. O livro é imperdível e, apesar de tratar-se especificamente de personagens da política americana, ajuda a entender muito bem as fontes dos nossos políticos esquerdistas tupiniquins.

terça-feira, 27 de abril de 2010

A frágil convicção de Marina Silva

Político é político, independente da cor partidária e até das convicções religiosas que dizem ter. A senhora Marina Silva, provável candidata à Presidência da República, e conhecida por sua defesa do meio ambiente, além de seu cristianismo confesso, não foge à regra. Perguntada, em um programa de televisão, se era contra ou à favor do aborto, sua resposta foi intrigante. Textualmente ela disse: "Pessoalmente sou contra o aborto, mas acho que deveria haver um plebiscito sobre isso". Impressionante! Então, a lógica é est:a: já que ela é contra o aborto e o aborto é proibido, porque não dar uma chance para que ele venha ser permitido? Ou seja, mesmo contra suas frágeis convicções, o que importa é ficar bem na fita. 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Conhecimento e eternidade

Todo o conhecimento é baseado na eternidade, afinal, ele necessita de algo imutável para fincar seus alicerces. Sendo assim, podemos dizer que todo conhecimento depende de Deus, já que ele é o único eterno e perene. A ciência que ignora a eternidade é apenas um pseudo-conhecimento, pois ignora o que deveria ser seu fundamento.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Satisfação posterior

Todos os filósofos concordam que o homem busca a felicidade. Inclusive os pensadores cristãos não negam essa verdade. Porém, como conciliar isso com a idéia de não seguir os próprios desejos, mas a vontade divina? Bom, para mim essa conciliação se encontra na idéia de felicidade final ou satisfação posterior. Explico: é como o prazer de fazer uma dieta saudável - o resultado traz a satisfação, porém o caminho é árduo. Assim é com os esportistas, artistas e trabalhadores em geral. Dificilmente o prazer está no ato, mas, sim, quase sempre, nos resultados. No cristianismo não é diferente: árdua luta no caminho, pedras e tropeços, lágrimas e lamentos - tudo para o riso final.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

No limiar da fé

Muitas pessoas se questionam por que Deus não deixou as coisas mais claras em relação à sua Revelação e fatos históricos, a fim de tornar mais fácil a aceitação da Verdade. Minha percepção, no entanto, é que Deus age no limiar da possibilidade, ou seja, nem tão claro que dispense a fé, nem tão oculto que a não permita. E parece que essa tem sido a perfeição dos tempos.


-- Post From My iPhone

sábado, 10 de abril de 2010

A volta de quem não foi

Amigos leitores:

Após um longo e tenebroso inverno, voltei a postar em meu blog. No entanto, decidi escrever posts curtos, a fim de permitir que vocês tenham acesso às minhas idéias de maneira rápida. Por causa disso, não enviarei mais os textos por e-mail, mas, periodicamente, mandarei um lembrete com os títulos postados. Também abrirei o espaço do blog para comentários. Portanto, aproveitem.

Fiquem com Deus.

Fabio Blanco

Enviado de meu iPod


-- Post From My iPhone

Tentando compreender o amor bíblico

O amor bíblico sempre foi um mistério pra mim. Nunca consegui inseri-lo na idéia de amor como um sentimento bom em relação a alguém ou alguma coisa. Tenho, sim, tido a tendência de compreendê-lo como mais próximo da sinceridade do que da compaixão. Façam o teste: todos os textos do Novo Testamento que falam de amor substituam por sinceridade (fazer alguma coisa ou sentir alguma coisa real e honestamente).


-- Post From My iPhone

Não espere reconhecimento

Você quer se sentir livre? Então pare de esperar qualquer reconhecimento das pessoas. Se você não é mais um adolescente, então isso é uma obrigação. Faça as coisas por amor e se preocupe apenas em saber que você está dando o melhor. Não esperar o reconhecimento humano é a chave que desata os grilhões da infelicidade.

Lado Cego

Gostaria de saber quem traduz os nomes dos filmes aqui para o Brasil. Outro dia fui assistir "Um Sonho Possível" no cinema e fiquei indignado de não aproveitarem o nome original - "Blind Side", que além de ser muito mais interessante, diferente do título breguíssimo em português, explica muito da estória do filme.

Lado Cego II

Esse filme foi uma grata surpresa, pois o comentário que havia ouvido do Rubens Ewald Filho era de que se tratava de um besteirol religioso. No entanto, além de ter um ritmo bem gostoso, o filme retrata uma bela história real. Vale à pena assistir.

Lado Cego III - O Preconceito

Impressionante como tudo o que é favorável ao cristianismo incomoda as pessoas. O filme, apesar de retratar a vida de uma família cristã, apenas resvala na questão religiosa, não sendo esse, absolutamente, o mote principal do filme. Ainda assim, já é suficiente para alguns críticos o classificarem como um besteirol religioso. Tenho certeza que se o enredo retratasse a história de um casal homossexual que acolheu um garoto negro seria feito um alarde estrondoso em favor do filme. Porém, como se trata de um casal cristão, as coisas são vistas de maneiras bem diferentes.


-- Post From My iPhone