sábado, 30 de junho de 2012

A religião do homem

O cristianismo existe para ti, saibas isso. Para quem tu achas que Cristo padeceu na cruz? E sua encarnação, não ocorrera por ti? Se há uma redenção, não há para te redimir? Jesus não morreu pela humanidade sem rosto, sem identidade. Não foi pela multidão que Ele entregou seu espírito. O que Cristo fez, o fez para homens individuais, para seres únicos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A guerra deste tempo

Sentes a tensão de fazer o que não queres e não fazer o que queres? Saibas que esse é um dilema essencialmente cristão. Apenas este tem consciência de que ainda se encontra infinitamente abaixo da perfeição divina, quer progredir na santidade e se depara com uma natureza transgressora da verdade. Quem não se coloca sob a direção divina vive na paz infernal de fazer o que deseja.

terça-feira, 19 de junho de 2012

As bordas da teologia II

Quanto a tu, depositário da ortodoxia, guardião das chaves da hermenêutica e dos segredos da exegese, se conheces a verdade e sabes as profundezas das Escrituras, por que não atentas para os perigos de teu próprio entendimento? Te ufanas de tua fidelidade à doutrina, de teu zelo religioso e de seres amante da sã teologia e não percebes que teu conhecimento te enreda como a prostituta proverbial?
Amas a letra como um serviçal, te submetes a ela como um escravo e, por isso, não vês que há verdades mais profundas que se escondem além das primeiras aparências. Negas os símbolos, rechaças as alegorias e acaba por ser enganado por tuas rasas interpretações, que são nada mais do que ciência material.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

As bordas da teologia I

A teologia brasileira está polarizada. Sim, vos enfrentais como adversários mortais, encarando-vos e anatematizando-vos mutuamente. Vedes o outro como a personalização do mal, como a encarnação do diabo, como o promotor da morte. Enxergais aqueles que do lado oposto estão como os defensores do desvirtuamento do verdadeiro Evangelho, crendo, sinceramente, que lá se apresentam os lobos vestidos em peles de cordeiro.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O ateu e a Bíblia

Posso compreender perfeitamente, e até mesmo respeitar, tua crença de que a Bíblia não é uma revelação divina. Afinal, isso depende de alguma fé, e esta pressupõe alguma experiência e comunhão com Deus. No entanto, negar que sobre suas letras a civilização na qual vives e da qual usufruis fora construída chega às raias da ignorância.

domingo, 10 de junho de 2012

O ideal cristão

"Para chegar ao lugar desejado é precso dirigir-se, com todas as forças, a um ponto muito mais alto. Baixar o nível do ideal é não só diminuir as probabilidades de alcançar a perfeição, mas destruir o próprio ideal (...) Uma perfeição possível perderia qualquer influência sobre a alma humana"
Liev Tolstói, em O Reino de Deus está em vós, pág. 99.