segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Humildade no Serviço Cristão

Nas igrejas, como no céu, com Satanás, o orgulho tem derrubado diversos líderes. E o orgulho é, basicamente, o entendimento pessoal de que se é superior aos outros, de alguma maneira. Isso não tem nada a ver com capacidade ou preparo, mas da visão distorcida que as pessoas têm de si mesmas. Duas frases que li refletem bem a causa e o efeito dessa postura, que pode surgir até de maneira inconsciente na vida de um cristão. A primeira é da Norma Braga, em seu post do dia 21 de setembro, in verbis:
.
"Quando o homem não vê o mal dentro de si, ou seja, não se reconhece como pecador, ele procurará extirpar o mal fora de si - fazendo-o encarnar-se em outros homens. Por isso, também, o cristianismo é um poderoso inibidor de violências".
.
A outra é do pregador A.W. Tozer, em seu livro 'Este Mundo: Lugar de Lazer ou Campo de Batalha':
.
"Jovens cristãos com freqüência impedem, através da atitude para consigo mesmos, o desenvolvimento da condição de serem úteis. Eles começam inocentemente achando que são pelo menos um pouco acima da média em inteligência e em capacidade e conseqüentemente ficam esquivos quanto a assumir uma postura de humildade. O que querem é começar já por cima e subir ainda mais! O que acontece é que eles geralmente não conseguem manter a posição elevada para a qual eles se sentem qualificados, e acabam desenvolvendo um crônico sentimento de ressentimento para com todos os que estejam em seu caminho ou que deixem de reconhecê-los. Com o passar do tempo isso acaba por incluir quase todo mundo. Por fim são tomados por uma profunda inveja contra todos. Eles acabam ficando num estado de uma amarga santidade e desenvolvem um olhar de quem tem um coração ferido, que imaginam ser tal qual o semblante dos mártires na arena".
.
Reflita sobre isso e peça a Deus para livrar-nos deste mal.