terça-feira, 13 de setembro de 2011

Somos como o vento

"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito" João 3.8

Tentar controlar todos os aspectos de nossa vida pode se tornar algo bastante cansativo, senão frustrante. Com o tempo, aprendemos que não temos força para alterar praticamente nada nem mesmo em nós mesmos, quanto mais nos outros ou nas coisas que nos rodeiam.

Se falarmos de coisas materiais, pode ser que até consigamos alguns resultados, algumas mudanças, ainda que ínfimas.

Porém, quando estamos nos referindo a verdades espirituais, o que nos resta é uma grande incógnita. O que sabemos das realidades que nos rodeiam, mas que não podemos ver? E quanto ao rumo dessas coisas, os caminhos, os trajetos, para onde vão? Quem sabe exatamente o que é o céu ou o inferno?

Temos a firme convicção de que o mundo não se restringe à matéria, de que somos cercados de seres e realidades espirituais que, inclusive, afetam diretamente nossas vidas. Apesar disso, a sensação que temos é de que estamos completamente à mercê desse outro mundo. Nada controlamos dele, e tudo ele pode nos afetar.

Algumas pessoas, diante disso, assumem que nada existe além da matéria, mas isso é apenas uma fuga. O materialista é o homem mais inseguro que pode haver. Por não poder entender o espírito e menos ainda controlá-lo, decide então negá-lo. Isso, porém, é covardia e nada resolve.

Nós, por outro lado, assumimos que existe uma realidade espiritual em interação com o mundo sensível. Porém, confessamos também que essa realidade é um mistério que parece que será desvendado apenas quando estivermos do outro lado.

No entanto, ainda estamos aqui, e, de uma forma ou de outra, sofremos o impacto desse mundo espiritual. O que nos resta então, senão a total e absoluta confiança em quem pode nos conduzir? Isso mesmo, apenas agarrando firme nas mãos de Cristo podemos seguir nossos passos em segurança. Afinal, como Ele chama aqueles que são nascidos do espírito? Diz assim: são como o vento.

O vento sopra e não sabemos de onde vem, nem para onde vai. Se somos assim, é porque essas coisas, o destino, o fim, não estão sob o nosso controle. Não sabemos exatamente as causas, menos ainda os resultados. Tudo o que cremos nos foi revelado, tudo o que sabemos nos foi dito. No fim, dessas coisas nada apreendemos, apenas aceitamos.

Para quem nada controla, resta-lhe uma única alternativa: aferrar-se àquele que dá segurança: Jesus Cristo. Porém, se engana quem acredita que estar em Cristo significa saber todas as coisas, controlar tudo, planejar e executar tudo perfeitamente. Absolutamente não! Estar em Cristo é ser nascido do espírito e isso é ser como o vento. Ser como o vento é seguir sem uma direção conhecida, mas sempre bem conduzido.

Cristo nos conduz e isso é que nos assegura o sucesso da jornada. Para onde vamos? Sinceramente não sei. Como será nossa caminhada, o que encontraremos pela frente e como será o nosso destino, quem pode saber? Mas é para saber? Acho que não, afinal somos como vento...