terça-feira, 29 de março de 2011

A naturalidade do triunfo da verdade

A história da relação de Deus com o mundo não é a história da luta entre o bem o mal. Erram aqueles que acreditam que há uma batalha e que Deus, pelo fato de ser mais forte que Satanás, vencerá no final. 

Deus é o alfa e o ômega e todas as coisas estão encerradas entre esse princípio e fim. Todos estão dentro dessa realidade e ninguém pode escapar dela. Nem mesmo Satanás pode. O diabo, na verdade, é um esquizofrênico, que mesmo com todos os dados da realidades postos, acredita que pode, de alguma maneira, tomar o lugar de Deus. 

É impossível estar longe de Deus. Aqueles que acreditam que estão, na verdade, não estão, mas apenas acreditam que estão. Como loucos, estão aprisionados na imaginação de independência da realidade divina.

Por isso, não há de se falar em uma luta entre o bem e o mal, mas, sim, na existência do bem e da loucura dos que negam esse bem. Se, no fim, o bem prevalece, é unicamente porque a verdade não pode estar oculta para sempre. Portanto, o triunfo de Deus não é uma vitória, mas, simplesmente, um puro descortinar da verdade.